sábado, 18 de novembro de 2017

Mais 30 filmes (e chega!)

A influência cinematográfica é inescapável, e nestes tempos em que tenho dedicado todos os meus esforços em finalizar as páginas de A Lenda de Maria Perigo, os filmes tornam-se um meio rápido e barato de entretenimento. Esta é a última lista que pretendo postar, ao menos neste ano - em breve novos desenhos serão postados aqui.

OS CAÇA-FANTASMAS
Investigadores paranormais ganham a vida capturando fantasmas, até que um deus babilônia resolve aparecer em Nova York para acabar com o mundo - um clássico inigualável, com fartas doses de H. P. Lovecraft (para quem sabe onde olhar).

O FEITIÇO DE ÁQUILA
Michelle Pfeiffer - a eterna Mulher-Gato faz sua estréia no cinema como uma mulher condenada a ser um falcão durante o dia, separada de seu amor, um cavaleiro condenado a ser um lobo durante a noite. Um filme sobre uma maldição, que tem um lobisomem, um bispo corrupto e Ferris Bueller.

POPEYE

Ótima adaptação de uma HQ, quase sempre esquecida - a estréia de Robin Williams nos cinemas como o esquentadinho marinheiro Popeye, ao lado de um elenco afiado num musical interessante, com uma estética cheia de personalidade. Deslumbrante. 

OS INCRÍVEIS
Tudo o que um filme do Quarteto Fantástico tentou ser mas nunca conseguiu - uma animação acima da média, conta a história de uma família de super-heróis que deve viver na clandestinidade, mas que acaba por retornar para combater um vilão alucinado. Realmente incrível.

A BELA E A FERA
Uma das animações mais marcantes dos estúdios Disney, esta adaptação da fábula da garota que vê além das aparências, libertando um príncipe amaldiçoado, é excepcional. Chega a ser um insulto que o mesmo estúdio, anos mais tarde tenha realizado uma adaptação com atores, muito ruim aliás.

O CORVO
Brandon Lee, filho da lenda Bruce Lee, caminhava a passos largos na carreira quando foi vítima de um acidente fatal, encerrando sua vida com esta adaptação de uma sombria HQ - brutalmente assassinado ao lado da noiva, Eric Draven volta dos mortos em busca de vingança.

CONAN O BÁRBARO
Um papel sob medida para um fisiculturista austríaco tentando fazer a América - com duas linhas de falas, Arnold Schwarzenegger ficou eternizado como a encarnação definitiva do cimério, numa das melhores adaptações de uma HQ para o cinema. Vale cada frame do filme.

CIDADE DAS SOMBRAS
Ao lado de Ghost in the Shell, este filme é apontado como o original de onde se plagiou Matrix, uma bobagem injustamente cultuado. Cidade das Sombras é superior sob vários aspectos; repleto de uma atmosfera claustrofóbica, mantém o suspense até o clímax perturbador.

EQUILIBRIUM
Distopias, governos totalitários, o cidadão comum como escravo do Estado onipresente - Equilibrium desenvolve tais conceitos de modo mais competente que as atuais adaptações de obras juvenis, que abordam tais idéias (Saga Divergente, Jogos Mortais, etc).

TRILOGIA STAR TREK
A retomada da série para o cinema, com novos atores interpretando os personagens clássicos - poderia dar muito errado, mas deu maravilhosamente certo, numa trinca de filmes que exploram alguns dos principais conceitos presentes no universo de Gene Roddenberry. De arrepiar.

GUARDIÕES DA GALÁXIA
O saudosismo dos anos 1980 chega ao seu ápice com este filme do universo Marvel; desde a dinâmica e desenvolvimento das personagens, passando pelo design de produção, não há o que destoe em referências a penúltima década do século XX. Fica melhor quando assistido uma segunda vez.

O PREDADOR
Arnold novamente, agora contra um caçador alienígena em meio a uma floresta tropical da América Central. Assim como Alien, este filme explora o choque violento de duas espécies predadoras. Coube a Predador ir além, sendo um deliberado caçador de cabeças inteplanetário.

INIMIGO MEU
Falando em choque de espécies, dois combatentes numa guerra interplanetária se vêem isolados num planeta estéril - ou se matam ou colaboram para sobreviver. Uma história tocante sobre a capacidade de sobrevivência do ser, seja ele humano ou alienígena. Lindo e atemporal.

WASABI
Um filme franco-nipônico - o que dá essa mistura? Jean Reno é um policial francês brucutu que retorna ao Japão de sua juventude, descobrindo que lá deixou uma filha com uma antiga parceira de missões. História enxuta, que deve muito ao estilo de direção e a interpretação de seus atores.

O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE
Uma comédia satírica acerca da cavalaria medieval - lembrou de Dom Quixote? Pois vai por aí! Brancaleone, um cavaleiro parvo e seus seguidores, enfrentam os perigos comuns do medievo, como os sarracenos, os bizantinos, os bárbaros, a peste negra e o poder da Igreja. Clássico imperdível.

MONTY PYTHON EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO
O mítico grupo de comédia inglês resolve recontar a história folclórica de seu país, em que o Rei Arthur e seus cavaleiros partem em busca do Santo Graal, o Cálice Sagrado. Os Cavaleiros que Dizem Ní são apenas um dos problemas que enfrentarão nessa comédia obrigatória.

O PESCADOR DE ILUSÕES
Uma história dramática sobre um radialista inconsequente e a tragédia decorrente de se falar sem pensar. Jeff Bridges e Robin Williams encabeçam o elenco deste drama com toques sutis de comédia - ambos lutarão para reaver suas vidas. Filme excepcional.

O PROFISSIONAL
Leon é o assassino profissional que se vê as voltas com Mathilda, a filha de um vizinho traficante que foi morto por policiais corruptos - única sobrevivente de sua família, a jovem passa a viver com Leon a fim de aprender seu ofício e vingar-se. Cru e violento - excelente.

FANTASIA
Disney mistura clássicos da música erudita com animação - antes da invenção dos videoclipes, o gênio que inventou Mickey, Pateta e Pato Donald repassa o melhor da música clássica universal numa mistura ora cômica, ora deslumbrante com a melhor desenho animado da época. Imperdível.

A COMPANHIA DOS LOBOS
E se o Lobo Mau de A Chapeuzinho Vermelho fosse, na realidade, um lobisomem? Com base nessa premissa, Companhia dos Lobos narra de modo fabular as principais histórias folclóricas envolvendo o lobisomem - um filme incrível. 

ALCATRAZ FUGA IMPOSSÍVEL
A prisão inescapável contém um prisioneiro que não se conforma com o impossível - o brutal Clint Eastwood vive um dos três únicos prisioneiros que, de fato, conseguiram escapar de Alcatraz, numa fuga espetacular, recriando a história real que permanece um mistério sem solução.

OS IMPERDOÁVEIS
Clint Eastwood resolve desconstruir o mito que sua figura ajudou a construir - a dos pistoleiros do Oste selvagem americano. Aposentado, ele e um companheiro são recrutados para um último trabalho: vingar uma prostituta que foi desfigurada por um pistoleiro. Violento e belo.

MORTE NOS SONHOS
A Origem de Chris Nolan é cultuado, mas fica muito atrás deste exemplar de filme que aborda a questão dos sonhos - sem ser niilista ou cru, narra a história de indivíduos paranormais que são recrutados para uma espécie de terapia dos sonhos - perturbador e inteligente.

A ILHA DOS HOMENS-PEIXE
A Ilha do Dr. Moreau só tinha animais humanizados terrestres - ele não quis criar seus monstros com peixes e seres marinhos? Este filme B italiano parte deste ponto; é o tipo de filme cujos efeitos especiais e as atuações contribuem para um resultado tão ruim que fica ótimo.

O INCRÍVEL HOMEM QUE DERRETEU
Astronauta é exposto a radiação solar e ao voltar para a Terra, começa a derreter - enquanto espalha o terror por onde passa, também espalha suas partes; uma orelha aqui, o nariz ali, um dedo acolá. Até que termine numa sopa de restos dentro de uma caçamba de lixo. Terrir ou terror?

KRULL
Ficção-científica e fábula se misturam nesta obra inglesa de 1983 - uma criatura maligna que habita um castelo que muda de lugar a cada dia, sequestra a princesa do planeta Krull, obrigando o príncipe, seu noivo, a juntar mercenários para resgatá-la. Instigante.

TOP SECRET! SUPER CONFIDÊNCIAL
Val Kilmer estréia no cinema com esta comédia nonsense que satiriza os filmes sobre a Guerra Fria. Uma resistência ao estilo francês, coopta o astro de rock interpretado por Kilmer para resgatar um cientista que está criando uma arma para os comunistas. Palhaçada total.

UM ESPÍRITO BAIXOU EM MIM
Steve Martin é o advogado que tem de se haver com o espírito de sua cliente, vivida por Lily Tomlin, que controla o lado direito de seu corpo - comédia que explora todo o talento de Matin, anda meio esquecida atualmente, mas vale sempre ser assistida.

OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO
Caminhoneiro vai a chinatown para cobrar uma dívida, e se vê as voltas com antigos deuses chineses e gangues de traficantes de escravas brancas. A salada que é este filme resulta numa obra ímpar, de ritmo frenético, aventura e magia. Injustamente considerado um filme menor de John Carpenter. 

UMA CILADA PARA ROGER RABBIT
Nunca, jamais novamente o cinema conseguiu misturar atores reais com animações como neste filme - detetive amargurado se vê as voltas com um coelho acusado de assassinato, e precisa resolver logo o caso, não apenas para livrar o coelho, mas para se ver livre dele. Uma clássico moderno.

Nenhum comentário: