Com a terceira fase do Universo Cinematográfico Marvel próximo de se encerrar, dezessete filmes já foram lançados e dá pra ter uma ideia dos erros e acertos das adaptações das personagens dos comics para as telas. Sempre sustentei que personagem de HQ é como time de futebol - por mais que o fã se empolgue, torça, se emocione e sinta intensamente, aquela obra, aquele personagem, assim como a escalação do time e a contratação de jogadores, não lhe pertence, não é do sujeito que consome, mas de quem cria para ser consumido. Destarte como editores podem ser bisonhos em suas decisões e escolhas, a exemplo dos cartolas dos times de futebol, o destino desta ou daquela personagem não cabe ao leitor decidir, mas apenas se alegrar ou se frustrar. Segue abaixo um ranking com a escalação destes dezessete filmes, obedecendo ao meu gosto pessoal, do melhor em primeira posição, ao pior no final.
1. Os Vingadores
A culminância da primeira fase do UCM - consegue a façanha de reproduzir a mesma emoção de ver pela primeira vez o filme do Superman de 1978.
2. Capitão América - Soldado Invernal
Sentar-se a beira da poltrona do cinema em decorrência do modo como as cenas de ação e luta foram executadas e editadas é um dos muitos méritos da segunda aventura do Capitão América.
3. Thor - Ragnarok
O terceiro filme do Deus do Trovão nem parece ser uma sequência dos dois anteriores - num momento que parece desgastada a Marvel demonstra ter muita bala na agulha.
4. Capitão América - Guerra Civil
Um filme dos Vingadores sem ser dos Vingadores - além de manter a tensão de O Soldado Invernal, reúne um grande elenco numa espécie de ensaio para os Vingadores Guerra Infinita.
5. Capitão América - O Primeiro Vingador
Praticamente um filme de época para essa geração de bazingueiros que não sabe o que foi a II Grande Guerra Mundial, é um diamante que verte à perfeição a história de Steve Rogers.
6. Homem de Ferro
Quem se importava com o Homem de Ferro antes dele ser interpretado por Robert Downey Jr.? Hoje todo mundo é fã, desde a infância, do Tony Stark e seu alter-ego enlatado.
7. Homem-Aranha - De Volta ao Lar
Filmar o Homem-Aranha só a Sony podia - mas depois de uns acordos bem lucrativos para ambas as partes, o teioso volta a Marvel numa história bem redondinha, ainda que não perfeita.
8. Homem de Ferro II
Um filme que desperdiça Ivan Vanco, mas que se redime com o surgimento da Viúva Negra - numa sequência mais barulhenta, o UCM ganha mais corpo e consistência.
9. Guardiões da Galáxia
Quem? Seria preciso ser muito fã da Marvel nas HQs para conhecer essa trupe - então o estúdio apenas chutou o balde, ligou o botão do foda-se e pagou pra ver. Resultou em sucesso.
10. Thor
O que esperar de uma mitologia nórdica inserida nos comics? Não tive a menor expectativa com este filme e saí surpreso, apesar dos deslizes; uma ótima introdução a Thor e os asgardianos.
11. Guardiões da Galáxia vol. II
Algo superestimada, esta sequência mantém o padrão da primeira aventura espacial do UCM, sem o brilho do ineditismo desta - mas estão lá a comédia, Groot e Kurt Russell ainda batendo um bolão.
12. O Incrível Hulk
Edward Norton estragou tudo? Talvez. É o que reza a lenda, mas a primeira aventura do gigante esmeralda pela Marvel podia ter sido mais impactante - falta algo.
13. Homem-Formiga
Rei dos superestimados da Marvel - apenas regular, a primeira aparição do Homem-Formiga não tem um vilão que valha o esforço, nem um humor que valha o riso. Apenas mais um tijolo do UCM.
14. Thor - O Mundo Sombrio
Sem ousadia, recorre aos mesmos elementos do primeiro filme para contar uma história nem um pouco empolgante com um vilão esquecível que não faz valer a ameaça que representa.
15. Os Vingadores - Era de Ultron
Do luxo ao lixo - a segunda aventura dos maiores heróis da Terra não honra o primeiro filme, e apenas serve para apresentar o Visão e a Feiticeira Escarlate - e Ultron? Quem mesmo?
16. Doutor Estranho
Decepção - ainda maior com um ator da envergadura de Benedict Cumberbath; o humor está fora de lugar e a ameaça, uma vez mais, não justifica a pirotecnia.
17. Homem de Ferro III
Tony Stark se fragmenta em traumas e suas armadura parecem feitas de Lego - o ocaso do Homem de Ferro, que ainda comete o pecado de desperdiçar o talento de Ben Kingsley como Mandarin (SQN).
Nenhum comentário:
Postar um comentário