domingo, 23 de julho de 2017

Uma lista

Os trabalhos com Maria Perigo correm em perfeito andamento, e enquanto não posto nada a respeito, pensei numa daquelas listas efêmeras que todo blogueiro de quando em vez cria. Filmes são sempre uma inspiração constante, seja para simples (ou complexas) ilustrações, seja para a composição de narrativas. Difícil definir um número exato dos meus filmes preferidos, menos ainda que constem de uma única lista, o que provavelmente gerará uma futura postagem - mas, segue abaixo uma lista com os preferidos da casa.

UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES














Da trilogia de criaturas do horror formada por Drácula, Frankenstein e o Lobisomem, este último sempre careceu de uma obra a altura, até que esta pequena pérola fosse filmada nos anos 1980.

NOSFERATU












A viúva de Bram Stoker não quis vender os direitos de filmagem de Drácula, mas isso não impediu Friedrich Wilhelm Murnau de trazer a luz a sua visão da história nesse clássico de 1922.

AS 7 FACES DO DR. LAO















Uma fábula que exigiu de Tony Randall travestir-se de sete personagens distintos, a fim de trazer alguma sabedoria para uma cidadezinha poeirenta do oeste americano do início do século XX.

MINHA AMADA IMORTAL
















Gary Oldman dá vida ao mais polêmico e genial compositor de todos os tempos, revivendo suas paixões, obsessões, tormentos e sofrimentos, num filme que é um drama algo fantasioso, mas ótimo!

A LENDA












Contos de fadas - histórias imorredouras do folclore dos países ocidentais que forneceram a matéria prima para esta fábula onírica, rodada por Ridrey Scott, e estrelada por Mia Sara em seu auge.

A SOMBRA DO VAMPIRO














E se o ator Max Schreck, que interpretou o Conde Orlok em Nosferatu fosse, realmente, um vampiro? A partir desta premissa este filme se sustenta, tendo Willem Dafoe num momento excepcional.

CURTINDO A VIDA ADOIDADO















Quem não quis, ao menos por um dia, ser Ferris Bueller? O adolescente para quem a sorte sorri além da conta, tornou-se um ícone cultural de gerações que sonharam viver a vida na curtição.

DRÁCULA DE BRAM STOKER















Novamente Gary Oldman se prova um ator acima da média na interpretação definitiva de Drácula, numa produção esmerada rodada por Francis Ford Coppola. Filme que não me canso de assistir.

SUPERMAN O FILME












Pode um homem encarnar uma figura ficcional a ponto de ser confundido com ele? Christopher Reeve tornou-se o Superman, a ponto de ofuscar quaisquer interpretes que vieram após. Um feito.

BLADE RUNNER O CAÇADOR DE ANDRÓIDES












Um fracasso quando de seu lançamento, tornou-se uma obra cultuada, e uma referência inescapável as obras de ficção-científica posteriores. É lindo, atmosférico, denso, filosófico e triste como a vida.

OS VINGADORES















Superman é o filme perfeito baseado numa HQ - Os Vingadores, da Marvel, também chegam lá, numa história redonda, bem filmada, a culminância de um universo compartilhado de diversos filmes.

CONTATOS IMEDIATOS DE TERCEIRO GRAU















Estamos sós no universo? Acaso hajam alienígenas, talvez suas espaçonaves sejam bregas a ponto de fazer a platéia se apaixonar por uma história que é dramática e aventuresca em igual medida.

A TRILOGIA ALIEN












No primeiro a tripulação foi pega de surpresa por um xenomorfo, no segundo Ripley preparou a todos para o que estava por vir, no terceiro, luta contra homem e alien. A heroína definitiva.

BANZÉ NO OSTE















Houve um tempo que as comédias americanas eram boas, e Mel Brooks era um de seus reis. Tão absurda e anárquica em sua premissa, esta palhaçada que se passa no velho oste permanece atual.

APERTEM OS CINTOS, O PILOTO SUMIU!















Filmes de paródias tem nesta obra seu ponto máximo, onde tragédias aeronáuticas e os filmes que se originaram daí inspiraram as gags mais absurdas e insanas. Teve uma sequência dispensável.

INTOCÁVEIS

















Filme francês que se sustenta a partir da interpretação fenomenal do par de protagonistas, revelando o grande Omar Sy. Ora comédia, ora tragédia, faz rir e chorar com igual intensidade e beleza.

TRILOGIA INDIANA JONES















Aventura - não há trio de filmes que encontre mais adequado sinônimo. As idas e vindas do Dr. Henry Jones Jr. em busca de tesouros arqueológicos é um marco do cinema jovem e garantia de diversão.

FESTIM DIABÓLICO

















Matar um ex-colega de universidade, deixar seu cadáver num grande e antigo baú, e fazer deste uma mesa improvisada para um jantar informal gera um dos filmes mais tensos já feitos. Imperdível.

TRILOGIA DE VOLTA PARA O FUTURO















Viajar no tempo sempre inspirou ótimas histórias, nem todas corretas segundo a lógica - mas aqui há uma trinca de filme não apenas corretos em suas reviravoltas, mas deliciosos no andamento da trama.

OS GOONIES














Um clube de garotos aventureiros em busca de um tesouro pirata - poderia haver filme melhor? Uma obra-prima com ótima comédia e aventura na medida certa, tendo o fim da infância como fundo.

MAD MAX ESTRADA DA FÚRIA












Já leu uma HQ européia de ficção-científica? Pois este quarto exemplar da franquia Mad Max é justamente isto, em película. Uma catarse orgástico-visual do início ao fim. Um diamante.

LUZES DA CIDADE


















Chaplin. Entre o drama e a comédia que guiam as artes cênicas, este britânico que fez fama e fortuna na América foi seu artífice máximo, levando as plateias as lágrimas, seja de felicidade ou tristeza. 

Nenhum comentário: