domingo, 12 de novembro de 2017

Mais 25 filmes que influenciam

O GRANDE TRUQUE
Dois mágicos antes parceiros, por conta de uma tragédia tornam-se inimigos e oponentes na profissão - Batman versus Wolverine num filme espetacular. Um dos poucos acertos do pretensioso diretor Christopher Nolan.

O RAPTO DO MENINO DOURADO
Clássico dos anos 1980, quando Eddie Murphy era um astro maior, um filme que mistura na exata medida a aventura e a comédia. Garoto sagrado do Tibet é raptado por forças malignas que desejam matá-lo; cabe a Murphy impedir o pior. 

ROBOCOP
Policial é brutalmente assassinado, e ressuscita como um ciborgue programado para acabar com o crime. Filme fundamental, transforma o que poderia ser uma tragédia numa aventura violenta em que a questão da humanidade é apenas uma justificativa para muito sangue.

PEIXE GRANDE E SUAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS
Talvez o último grande filme de Tim Burton, aquele que encerra uma trajetória virtuosa, conta a história de um pai de família cuja personalidade fantasiosa e as histórias inacreditáveis sempre foram motivo de conflito com o filho. Tocante e lindo.

OS FANTASMAS SE DIVERTEM
O que acontece após a morte? Tim Burton responde com muito humor e bizarrice a esta questão imortal da humanidade. Casal falece em acidente de carro e vê a casa tomada por novos e incômodos moradores - cabe a Beetlejuice, o bioexorcista, exorcizar os vivos.

OS SAFADOS
Dois golpistas de estilos diferentes se digladiam para manterem a hegemonia na Riviera Francesa. Conquistar uma suposta milionária, herdeira de uma marca de pasta de dentes torna-se a aposta que garantirá a um deles manter-se no litoral - atuações inspiradas numa comédia acima da média.

KING KONG
Clássico imbatível do cinema, conta a trágica história de um espécime gigante de gorila, retirado de seu habitat natural e levado a civilização como atração circense, onde encontra a morte. Várias vezes refilmado, o original ainda é impactante e os efeitos especiais um espetáculo a parte.

A VIAGEM DE CHIHIRO
Animé - a magistral forma de animação nipônica encontra seu artífice maior em Hayao Miyazaki, e nesta obra seu ápice. Chihiro vive uma aventura fantástica com figuras fabulosas, deuses, demônios e toda sorte de criaturas em busca de quebrar o feitiço que transformou seus pais em porcos.

ZORBA O GREGO
Quando nada dá certo o que se deve fazer? Dançar, ora! Escritor britânico de origem grega se encontra em meio a um bloqueio criativo e decide viajar a terra de seus antepassados para reaver sua criatividade. Lá, conhece Zorba, um grego que irá mudar sua vida. Anthony Quinn fantástico.

ENCURRALADO
Filme feito para a televisão, tem Spielberg na direção, antes de seus grandes sucessos - homem viaja pelas estradas da Califórnia quando começa a ser perseguido por um caminhão assassino. Uma história de suspense de premissa simples, mas eficientemente bem contada.

A NOVIÇA REBELDE
Noviça rebelde e refratária as regras do convento em que vive, Maria é enviada para ser a governanta na casa de Georg Von Trapp, capitão viúvo que tem sete filhos. A governanta interpretada por Julie Andrews é uma das figuras mais reconhecidas do cinema.

O LABIRINTO DO FAUNO
Guillermo Del Toro não conta com a minha simpatia, principalmente pelo desastre duplo que atende por Hellboy - mas, quando resolve de fato fazer bom cinema, ele entrega filmes como este, em que a ditadura espanhola de Franco serve da pano de fundo para uma história triste, fabulosa e linda

APOCALYPSE NOW
Marlon Brando é o monstro que a Guerra do Vietnã enlouqueceu e precisa ser exterminado. Francis Ford Copolla muito inspirado, com um elenco afiado, numa narrativa claustrofóbica, tensa e violenta, mostrando toda a crueza da guerra e a insânia que causa no homem.

BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS
Christopher Nolan é um diretor bissexto, ora acertando, ora errando fragorosamente - o segundo exemplar de sua trilogia com o Homem Morcego é um primor, ainda que seu realismo faça parecer anômalo tanto Batman quando o Coringa que, afinal, estão descaracterizados.

SUPERMAN II - A AVENTURA CONTINUA
Depois de enfrentar a especulação imobiliária de Lex Luthor, o último filho de Krypton tem de se haver com antigos inimigos de seu pai, o General Zod e seus asseclas, que vem dar a Terra com ambições ditatoriais - Christopher Reeve nunca mais esteve tão a vontade como Superman.

O SEXTO SENTIDO
Garotinho problemático é tratado por psicólogo infantil, que acaba descobrindo que o imbróglio é muito maior do que imaginava - filme que marcou a estréia triunfal de Shyamalan, esconde um grande segredo revelado no final - Bruce Willis estava morto todo o tempo. Sensacional.

PEQUENA MISS SUNSHINE
Família disfuncional atravessa a América para levar a caçula a participar de um concurso de miss infantil - atuações incríveis de todo o elenco, e roteiro redondo, criam um road movie como poucos, cujo clímax escancara a crueza do mundo frente a inocência infantil.

DEIXA ELA ENTRAR
Aqui há um problema - não é uma menina vampira, mas um menino vampiro sexualmente mutilado há cerca de 200 anos. Na refilmagem americana, ele se torna ela em definitivo, encarnada por Chloë Grace Moretz - mas, claro, o filme sueco original é bem superior. 

O DÍPTICO TROPA DE ELITE
A vida épica do Capitão Nascimento e seu combate ao crime organizado e a corrupção sistêmica na dura realidade da segurança pública carioca - impossível dizer qual de ambos os filmes se sobressai ao outro, mas a qualidade de roteiro e as atuações são excepcionais. Dois marcos do cinema.

QUERO SER JOHN MALKOVICH
Estranho - é a primeira impressão a este filme, em que pessoas vivem dentro de outras pessoas através de uma espécie de passagem dimensional que fica num andar de um prédio. John Malkovich é um dos hospedeiros dessa gente toda que almeja a imortalidade. Inacreditável que tenha sido filmado.

EDWARD MÃOS DE TESOURA
Mais um exemplar do tempo em que Tim Burton sabia fazer filmes - essa versão de Frankenstein conta com mais coração, sensibilidade e lirismo que a obra original de Mary Shelley. Edward é uma espécie de robô inacabado, cujos dedos são tesouras; uma história bela e atemporal.

O HOMEM ELEFANTE
David Lynch conta a trágica história de Joseph Merrick, britânico nascido com doença desconhecida que o torna um ser desforme, desde o instante em que é resgatado de um circo de aberrações e levado ao Hospital Real de Londres pelo Dr. Frederick Treves, até sua morte por asfixia. 

FORÇA SINISTRA
Vampiros espaciais - astronautas vão ao cometa Halley e lá encontram uma nave alienígena; em seu interior repousa três corpos em caixões de vidro, que trazem a Terra, onde um dos extraterrestres, uma garota, se liberta e passa a consumir a energia vital de quem atravessa seu caminho. Clássico.

ARIZONA NUNCA MAIS
Improvável casal formado por um bandido incompetente e uma policial linha dura querem ter um filho. Resolvem sequestrar o bebê de um empresário milionário - comédia de humor nonsense dos irmãos Coen, traz um Nicolas Cage que ainda sabia interpretar.

OS DOZE MACACOS
Filme de ficção científica magistral, que lida com a tentativa de um viajante do tempo de impedir a liberação de um vírus mortal que irá dizimar a maior parte da humanidade. Bruce Willis muito acima da sua interpretação de costume, e Brad Pitt idem. Imperdível.

Nenhum comentário: